Itagimirim: Prefeita Devanir já tem 10 meses sem pagar salário do vice, mas marido continua recebendo normalmente e população protesta

Itagimirim: Prefeita Devanir já tem 10 meses sem pagar salário do vice, mas marido continua recebendo normalmente e população protesta

- in Principal
0
Share Button

“Prefeita, a população quer saber quando a senhora vai pagar o salário do VICE? 10 meses não são 10 dias… CHEGA DE PERSEGUIÇÃO!!”, protesta população itagimiriense em outdoors instalados em via pública.

Os munícipes de Itagimirim têm se mobilizado pela cidade em apoio e solidariedade ao vice-prefeito do município, Luizinho (Podemos), através de constantes protestos cobrando da atual prefeita Devanir Brillantino (PR) o pagamento dos salários atrasados. Luizinho está sem receber 10 meses de salários desde setembro de 2019.

A manifestação da população que exige da gestora o pagamento dos subsídios vencidos ao vice-prefeito tem sido inusitada, mas em tom de revolta. Eles não aceitam que Luizinho fique sem receber seus salários. O assunto mobilizou os moradores que se uniram e criaram um movimento, de iniciativa popular, por meio das redes sociais e pelas ruas em apoio ao vice-prefeito e contra a prefeita Devanir pela decisão arbitrária e já se organizam também para fazer campanhas, contando com adesões pela internet em solidariedade ao político.

A polêmica ainda repercute perante a população de Itagimirim e já foi até motivo de protestos mobilizados pelos munícipes nos últimos dias com a confecção de dois outdoors instalados na BR-101, em frente às duas entradas da cidade de Itagimirim, contra a prefeita do município, Devanir Brillantino (PR), exigindo da gestora o pagamento de 10 meses de salário atrasado do vice prefeito Luizinho (Podemos), o que na verdade são 11 meses, conforme informações repassadas por um site de notícias local.

Ainda de acordo com o mesmo site, essa ação dos munícipes não foi o primeiro protesto em relação a este assunto. Nas redes sociais, desde que o caso se tornou de conhecimento público, o apelo não para, entre memes, figurinhas montagens, a população se diverte e cobra ao mesmo tempo uma atitude da chefe do executivo municipal. Quando esse fato ocorrido completou 8 meses, também com irreverência, os habitantes do município prepararam um vídeo parodiado com os dizeres de “paga o vice, prefeita!”.

Os moradores de Itagimirim estão inconformados quando se comenta sobre a falta de pagamento dos salários atrasados de Luizinho. Na cidade, o descaso do Poder Público é tão grande no município, o que deixa os itagimirienses ainda mais revoltados.

O fato veio a tona após o vice-prefeito de Itagimirim, Luizinho (Podemos), revelar em entrevista à rádio Estação FM 87,9, que está com os salários em atraso e que entrou na justiça contra a prefeita da cidade, Devanir Brillantino, para investigar o caso, de acordo com a matéria publicada pelo Pauta Bahia.

Segundo ele, Devanir se nega a pagar seus vencimentos de vice-prefeito. O mesmo alega que já são 10 meses sem receber salário, enquanto que o marido, o ex-prefeito Giovanni Brillantino, atualmente secretário de Relações Institucionais nomeado pela gestora e “voluntário” da pasta da Assistência Social, recebe salário em dia.

Eleito em 2016 junto com a prefeita na mesma chapa, Luizinho e Devanir estão rompidos politicamente após o vice-prefeito se opor aos “descasos e demandos por parte da gestora na cidade”, mas continua ocupando o cargo de vice legitimamente outorgado pelo povo. Segundo ele, a richa entre os dois se deve a incompatibilidade administrativa, seguida de uma “perseguição política”.

Após denúncias, o jornalismo do Pauta Bahia está a fundo no caso e descobriu que já existe um processo em curso no Ministério Público (MP) para o pagamento dos salários atrasados.

Inconformado com a situação e após várias cobranças, o vice-prefeito recorreu ao MP para intervir no caso e ingressou com processo na justiça (nº 8001160-65.2020.8.05.0079) contra a prefeita da cidade, Devanir Brillantino (PR). A ação foi acatada pelo Juiz de Direito, Dr. Roberto Costa de Freitas Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Eunápolis.

Durante a entrevista a uma rádio local, Luizinho deu mais detalhes sobre o fato, revelando que já havia protocolado denúncia junto à justiça com um processo de cobrança e no MP com um processo de improbidade administrativa contra a prefeita por atrasos salariais.

Conforme despacho da Justiça expedido em 22 de maio de 2020, o processo está em tramitação na Comarca de Eunápolis, já na fase de recursos, aguardando a decisão do magistrado sobre o fato.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *