Em entrevista, Luizinho destaca relações políticas, conquistas, história de vida e o novo momento político para Itagimirim

Em entrevista, Luizinho destaca relações políticas, conquistas, história de vida e o novo momento político para Itagimirim

- in Destaques
0
Share Button

Afastado das decisões do governo municipal, o vice-prefeito de Itagimirim (PR), Luizinho, diz ser difícil de atuar na presente gestão, uma vez que, segundo ele, se vê impedido de participar de qualquer ação da administração da cidade, mas considera que o atual governo criou muitos conflitos desnecessários. Luizinho classifica sua atuação de vice-prefeito na base do respeito e na luta em defesa do desenvolvimento e do povo do município.

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (14), à Rádio Estação FM 87,9, o vice também falou sobre sua história política, de vida pessoal, teceu críticas a atual gestão municipal e destacou prioridades em caso de uma possível candidatura à prefeito de Itagimirim em 2020. Na ocasião, ele fez questão de listar os benefícios conquistados: uma ambulância, um ônibus escolar, um trator e recursos através de emendas parlamentares, graças ao empenho do deputado federal João Carlos Bacelar (Podemos).

A questão política dominou o tempo da entrevista. Na oportunidade, o vice-prefeito Luizinho aproveitou para alfinetar a atual prefeita pela condução à frente da gestão do município. Ele reclama que não tem espaço na gestão da prefeita, por essa razão, decidiu sair do grupo da atual gestora, mas atua como vice-prefeito no limite do cargo e avaliou que o vice, de fato, atende algumas demandas através das secretarias.

“Eu não tive oportunidade de ser vice na chapa dela. Ela teve oportunidade de ser prefeita na minha chapa. Isso daí, é uma questão que as pessoas sempre me indagam na rua. As pessoas me procuram com demandas e eu digo as pessoas: ‘eu não tenho nenhuma participação no governo’. Eu falo para as pessoas: sou o vice-prefeito junto com a prefeita, mas hoje, eu não faço parte do governo. Quando isso aconteceu, foi logo no início, porque a gente defendia algumas coisas no palanque que, no decorrer do mandato de Devanir, eu comecei a perceber que não iam ser colocadas em prática. E a questão também é que naquele momento como vice-prefeito gostaria de participar do governo e me coloquei a disposição em ajudar através de alguma secretaria. Quero deixar claro que o fato de não fazer parte do governo não quer dizer que eu deixe de fazer parte da administração pública, mas sim, por não acreditar a forma como o governo vem sendo conduzido. Eu não sou obrigado a defender um governo que, no meu ponto de vista, é uma piada. Muitos erros vem sendo cometidos nesse governo e ele mostrou logo a sua cara no início. Neste momento, estamos diante de um governo desgastado que trouxe um caos para o município. Itagimirim não tem um governo de qualidade que atenda a população como deve ser atendida. Tudo tem o seu tempo certo para mostrar a verdade para o povo”, desabafou. “Ela não se importa com o que o povo sente, porque não conhece a realidade que vive o povo. Administrar é sentir a necessidade das pessoas, é sentir o que deve ser feito e eu sei o que deve ser feito em Itagimirim porque eu sei as necessidades que as pessoas passam”, completou ao relatar o descaso do atual governo com a saúde local.

“Quem está pagando por esse erro na gestão da saúde é o povo. Esse tipo de coisa, as pessoas têm que começar a entender, não só a questão do hospital, mas também outras questões. Em três anos de governo, Itagimirim não teve um obra de relevância e não apresentou nada que possa somar para o desenvolvimento do município”, lamentou.

Segundo o vice, a prefeita Devanir teve total liberdade de administrar o município sem nenhum tipo de perseguição, ao se referir ao trabalho do Legislativo da cidade. “A Câmara de Vereadores não prejudica em nada o governo Devanir, inclusive, eles são totalmente coniventes com todas as atitudes que o governo vem tomando. Eu acho que Devanir não teve nenhum empecilho para poder dizer que atrapalhou o governo dela, muito menos o meu, mas a hora é essa de expor a realidade para a população porque, na verdade, o que ela podia ter acertado lá trás, já deveria ter acertado e tudo o que ela venha fazer a partir de agora é política”, argumentou.

Luizinho foi enfático ao fazer críticas sobre o modus operandi na política de Itagimirim, o que o motivou sua decisão de sair da base do governo da atual prefeita. “O que eu enxerguei foi um trabalho que, infelizmente, ela está conseguindo ser igual ou pior que os outros que já estiveram no poder. Eu subi no palanque, lutei pela qualidade de vida do povo, ai, de repente, me deparo com um governo igual aos outros com as mesmas manias, com as mesmas formas de administração, só mudou a peça principal. Quando eu vi que a linha era inversa daquilo que a gente acreditava, uma política antiga e arcaica, tomei as minhas providências de montar um novo grupo político, por me arrepender em fazer parte de um grupo político que eu pertencia”, admitiu.

Ele declarou que nunca teve acordo político no sentido de estabelecer um alinhamento a atual gestão municipal diante de um governo, na sua visão, desacreditado.

“O governo não deixou de cumprir nada comigo, porque não tive promessa e não tive acordo nenhum. Não faço política por acordo, não faço política por promessa. Não tive participação, inclusive, tentei junto com a Prefeita me enquadrar em qualquer tipo de situação, mas só que, infelizmente, eles me enxergavam de uma forma parecendo que, realmente, queriam me excluir do governo. Teve várias situações que aconteceram. Eu nunca fui convidado nas questões da Prefeitura. Teve um distanciamento”, contou.

O vice-prefeito acredita que existe uma armação por parte de integrantes da gestão e do grupo político da prefeita Devanir pautada no desejo em retirá-lo do caminho para inviabilizar sua candidatura a prefeito em 2020.

“Como é que hoje eu posso abrir mão da minha candidatura que eu venho trabalhando já há muitos anos? Eu hoje consigo confiar na minha forma de pensamento, na forma que eu posso colocar para administrar esse município. Eu não posso confiar em nenhuma outra pessoa, assim como eu confiei em Devanir lá trás. Hoje, eu posso dizer que não sou vice-prefeito de ninguém, independente de quantos candidatos ou quem serão os candidatos. Serei candidato e estarei candidato em 2020 e, simplesmente, essa questão de que sou vice é para tentar me enfraquecer, é pra desmotivar o meu povo, o meu grupo”, declarou.

Durante a entrevista, Luizinho falou de seu desafio de encarar um novo projeto político para 2020 por elevar a representatividade e a responsabilidade do cargo que ocupa atualmente e de ser muito bem aceito pela população.

“Sou um vice-prefeito que tem trabalho prestado nessa cidade. Tenho experiência para administrar. Sei que não vou fazer isso sozinho, ninguém consegue. Venho de duas eleições sendo vitorioso, tem dois deputados eleitos no município com uma votação muito boa. Administrar um município é desde o primeiro mês, não é administrar o município passando dois, três anos de mandato e começar a querer fazer as coisas. Esse tipo de política arcaica também por parte da administração, o povo não engole mais ou você acha que quando está calçando a rua lá, ano que vem ou final de ano agora, o povo vai falar o quê? Está fazendo porque é eleição e essa é a realidade, está fazendo porque é eleição. Deixou de fazer os três anos para querer fazer no último ano? Ninguém engole essa mais não. Nós iremos falar sobre o administrativo, das coisas que devem acontecer em nosso município, sobre a realidade e mostrar ao povo a forma de se governar mais eficiente”, defendeu.

O vice-prefeito se mostra como exemplo de quebra de tabus e tradições na política, de um vereador se tornar vice-prefeito e como vice-prefeito buscar recursos por intermédio de deputados estaduais e federais, um feito que não é comum de ser visto no meio político.

De acordo com Luizinho, a relação de proximidade com deputados, entre eles, o deputado estadual Jânio Natal e, principalmente, com o deputado federal João Carlos Bacelar (Podemos) possibilitou a conquista de benefícios, a exemplo de ambulâncias, ônibus escolar, trator para agricultura e recursos oriundos de emendas parlamentares para o município de Itagimirim.

“Eu tenho apoio do deputado Jânio Natal, que é uma pessoa que atende as demandas do nosso município e que contribui para o município. Quando eu fui vereador, ele conseguiu emendas para ajudar o município, a exemplo de envio de ambulâncias. Solicitei do deputado Jânio Natal uma van para atender o pessoal que faz tratamento fora do município. A gente está nessa luta para conseguir poder dar um atendimento de qualidade à população com conforto”, disse.

Luizinho ressalta sua forte relação com o deputado federal Bacelar. “Conheci Bacelar através de Jânio Natal para que pudesse ajudar em nosso projeto político de futuro em 2020. Eu tive uma afinidade com ele por ele ser um deputado povão. Eu vejo ele na política e tenho orgulho de dizer que votei nele, porque se parar para analisar o trabalho que Bacelar faz é coisa de você pensar como esse cara dá conta de fazer tanta coisa. É um cara muito ativo, é uma pessoa muito atenciosa, é uma pessoa que luta pela educação, pelas classes e que tem uma grande representatividade no Congresso. Ele ficou muito animado com a votação que a gente deu a ele em Itagimirim na última eleição. A gente disputou a eleição com deputados já conhecidos que fizeram alguma coisa pelo município e que, naquele momento, tinham disponibilizado recursos para fazer a campanha. A gente via em Bacelar um nome desconhecido, totalmente diferente de Jânio Natal, que até aquele momento, não tinha feito nada pelo município e a gente deu uma votação muito expressiva. Nós somos um município que deu mais votos a Bacelar em questão de estado da Bahia, o eleito mais votado. Ele superou todas as minhas expectativas, porque não é fácil como deputado federal ter uma das maiores votações da Bahia com representatividade em mais de 50 municípios e disponibilizar recursos de extrema importância para o município como Itagimirim. Daí, já se tira que para ele não importa a questão de quantidade de votos, mas ele se importa sim com quem realmente quer fazer alguma coisa”, comentou.

Na oportunidade, Luizinho listou alguns benefícios conquistados por intermédio do deputado Bacelar ao reconhecer o empenho do parlamentar em favor de Itagimirim. “A gente conseguiu uma ambulância que o deputado disponibilizou, ambulância tipo UTI com uma estrutura diferenciada, uma ambulância que nunca teve na cidade. A gente conseguiu um ônibus escolar com ar condicionado e com acessibilidade, que vem através de verba carimbada da educação para o município. A gente conseguiu um trator para atender a questão agrícola. A gente conseguiu um recurso que vai ser colocado na área da saúde para que possa comprar medicamentos ou equipamentos ou coisas voltadas para a saúde, um valor financeiro que vai ser colocado na conta da Prefeitura, que eu estarei de olho, irei fiscalizar esse recurso, porque eu não vou deixar ser retirado o direito da população de ter um benefício que eu consegui. Existe a possibilidade de conseguir poços artesianos para a comunidade rural, Luz para Todos, coisas que vão ser colocadas ainda a disposição da gente no momento correto”, destacou.

Conforme o vice, o deputado Bacelar assumiu um compromisso de disponibilizar parte dos recursos de emendas para o município de Itagimirim.

“Eu torço para que o município receba recursos e que esses recursos sejam investidos de forma eficiente e foi com esse pensamento que eu apresentei a Bacelar a minha lista de demandas, de coisas que eu gostaria para o meu município e Bacelar, de forma espetacular, falou: ‘Luizinho, faça a sua lista e eu vou atender no que eu puder. Estou aqui para te ajudar como vice-prefeito e estou aqui para te ajudar quando você for prefeito’. Ele deixou bem claro que se hoje ele faz isso, como prefeito, ele vai fazer muito mais e ele já mostrou que vai fazer a partir de agora. Eu estou bem confortável em relação a minha representatividade em relação ao Estado e a questão federal. Eu sou um político de Itagimirim que tem mais força política fora de Itagimirim e eu venho mostrando isso”, disse.

A entrevista de Luizinho transmitida através da Live da Rádio no Facebook obteve tamanha audiência que repercutiu, imediatamente, nas redes sociais.

Trajetória

Cidadão que vem apostando em um novo projeto de desenvolvimento de Itagimirim, Luizinho nasceu em Eunápolis e foi criado no município onde, atualmente, ocupa o cargo de vice-prefeito. Ele iniciou muito cedo na política, ainda na escola, onde sempre se considerou político e se engajou na política a partir dos movimentos estudantis.

Morador do município, se classifica como um homem independente e maduro nas questões da vida e é uma pessoa bem vista pela sociedade, com um forte laço de amizade e de família na cidade. Em Itagimirim, conseguiu seu primeiro emprego aos 16 anos de idade, trabalhando como vendedor de Açai e decidiu ingressar na carreira política incentivado pelos professores ao perceber a dificuldade que a cidade passava naquele momento em que se sentiu no poder de fazer algo pelo município e pela população.

“Eu sempre tive potencial político. Ao observar os professores com salários atrasados e escolas sem estrutura, à época, e a cidade passando por um momento difícil, com 18 anos passou a aflorar em mim essa vontade de ser um político e de fazer alguma coisa pelo meu município. Eu posso fazer alguma coisa pelo município, mas eu tenho que sair da minha zona de conforto e enfrentar, realmente, as dificuldades e tentar fazer o máximo possível para minimizar as dificuldades que o meu município está passando”, defendeu.

A partir deste incentivo, candidatou-se pela primeira vez a vereador aos 18 anos de idade, sendo o segundo mais votado do município. “Quando você começa a mostrar competência e habilidade naquilo que você quer e passa confiança para as pessoas, você consegue ganhar o respeito. A minha campanha foi muito voltada em cima do respeito. Eu tive uma ajuda muito grande dos meus amigos que abraçaram a causa. Foi uma campanha difícil sem recursos financeiros”, lembrou.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *