Romaria ao Santuário Nossa Senhora das Candeias deve atrair 11 mil fiéis

Romaria ao Santuário Nossa Senhora das Candeias deve atrair 11 mil fiéis

- in Destaques, RMS
0
Share Button

Cerca de 25 paróquias de oito municípios da Região Metropolitana de Salvador participam do evento religioso

Mais uma romaria ao Santuário Nossa Senhora das Candeias será realizada no próximo domingo (19). A ação faz parte da 12ª edição da Peregrinação Fé e Luz que acontecerá em Candeias. A expectativa da organização do evento é de receber aproximadamente 11 mil pessoas. Em quase 130 anos de devoção a santa, a cidade é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação também à Gruta dos Milagres.

A concentração será às 6h, na rodovia BA-522, no estacionamento da empresa Graftech. Antes da caminhada acontecerá a missa campal, às 6h30, presidida pelo bispo diocesano. Logo após a celebração, bandas católicas, em cima de um trio elétrico, animarão os fiéis durante o trajeto. O encerramento ocorrerá na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

A romaria reunirá 25 paróquias da Diocese de Camaçari dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova e percorrerá um trecho de cerca de seis quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizada no centro da cidade.

“A peregrinação de Fé e Luz é um sinal de comunhão e unidade da nossa Igreja. É um momento que nos faz refletir sobre a missão de caminharmos juntos, sem esquecer de ninguém. A caminhada recorda a nossa condição de peregrinos, que marchou no deserto, conduzido pela mão de Deus e que caminha em busca da unidade com Nossa Senhora, a Virgem das Candeias, a “peregrina na fé”, sempre nos guia e apoia”, ressalta o bispo diocesano, Dom Dirceu Medeiros.

Durante a caminhada, um dos sentidos da rodovia BA-522, que liga Candeias à BR-324, será interditado para facilitar o deslocamento dos fiéis. Cerca de duas mil pessoas estão envolvidas no apoio e atendimento à comunidade.

“A peregrinação é uma expressão da unidade da Igreja e uma demonstração de fé em Deus e em Nossa Senhora. É um momento onde os fiéis renovam a sua fé e reflexão sobre o nosso sentido de unidade. Nós somos o povo de Deus, a geração que busca o senhor”, afirma o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Tiago Noronha.

Santuário – Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção à Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário Diocesano em fevereiro de 2014, reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Gruta dos Milagres.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *