55 anos se passaram, e o que temos em Simões Filho?

55 anos se passaram, e o que temos em Simões Filho?

Share Button

By Tania Carvalho

Em 7 de novembro de 1961, o município de Simões Filho foi desmembrado de Salvador!

55 anos se passaram, e no que nos tornamos? 

O que temos em nossa cidade para comemorar?

26% da população beneficiária do Bolsa Família, em situação de extrema pobreza.

Mais de 50% de população composta de mulheres e não temos Políticas Públicas eficazes e efetivas para mulheres, embora tenhamos uma Secretaria de Mulheres na cidade.

Por dois anos consecutivos Simões Filho figurou em 1º lugar no ranking do Mapa da Violência do Brasil e hoje, embora não figure, jovens são assassinados de forma violenta em nossa cidade todos os dias.

Temos uma arrecadação anual de mais de 300 milhões e faltam-nos DEAM, Universidades, Educação e Saúde de qualidade, Creches, políticas para a juventude!

55 anos se passaram e nos tiraram inclusive a dignidade!

Faltam-nos respeito!

Resta-nos hoje, homenagear a alguns políticos locais de 1961, aos fundadores e membros da Sociedade Beneficente e Cultural de Água Comprida e à sociedade civil, que há 55 anos atrás, em oposição ao Sindicato das Indústrias, formaram um grupo para defenderem o desmembramento de Simões Filho da cidade de Salvador. Há 55 anos atrás havia o que comemorar!

Não havia os meios de comunicação que tínhamos hoje. Os emancipadores e simpatizantes, corriam por essa cidade de trem, de barco, a pé, indo de porta em porta, para conscientizar o povo a votar no plebiscito em favor da emancipação de Água Comprida.

 

emancipadores

Nesse dia, nossa homenagem em memória aos emancipadores municipalistas: Walter José Tolentino Álvares, Altamirando de Araújo Ramos, Hermínio Manoel Bonifácio, Noêmia Meireles Ramos e Antonio Apolinário da Hora.

praca-dos-emancipadores_s-filho

Nossa homenagem também em memória de todos aqueles que ofereceram com verdadeiro desprendimento e amor, suas horas, seus dias, suas vidas em favor dessa “terra bendita de céu estrelado” e o desejo de que esse ideal da independência aflore e permaneça naqueles que hoje vivem e amam essa cidade.

E fica também o nosso desejo de que o verso do nosso hino municipal  “Simões Filho és formosa, a mais amada do Brasil” se torne uma realidade para os seus moradores!

 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *