Prefeito Luizinho esclarece cancelamento de contrato com empresa na prestação de serviço de transporte escolar em Itagimirim

Prefeito Luizinho esclarece cancelamento de contrato com empresa na prestação de serviço de transporte escolar em Itagimirim

- in Destaques
0
Share Button

Como forma de satisfação aos pais e alunos de Itagimirim sobre a demanda de transporte escolar no município, o prefeito Luizinho esclareceu em entrevista concedida ao locutor-apresentador e âncora, Luciano Silva, no estúdio da Rádio Estação FM 87,9, na tarde de terça-feira, 2, que o Governo Municipal de Itagimirim decidiu cancelar e rescindir o contrato com a empresa vencedora da licitação que prestava o serviço de transporte em virtude da falta de adequação e pelo descumprimento de exigências e requisitos pela contratada, conforme condições previstas em contrato.

Com um governo pautado pela transparência, o prefeito informou que entre os problemas que resultaram na decisão adotada pela atual gestão de forma acertada e coerente pela rescisão do contrato com a empresa licitada, estão o fato da mesma não se adequar às condições exigidas durante o processo licitatório em não oferecer um serviço de transporte de qualidade para conduzir e transportar os alunos das escolas da rede municipal de ensino sob as normas de segurança que devem ser seguidas, no trajeto entre a casa e a escola. Segundo o gestor, o distrato não gera ônus ao erário público.

2FD06096-BB69-476C-9F08-4CD9E62947B8

“Eu não poderia neste momento de dificuldade deixar de dar um esclarecimento à população de Itagimirim e dizer as decisões em torno dessa dificuldade. Infelizmente, até agora, a empresa não conseguiu cumprir com o que está no contrato. Teve transporte universitário que a empresa licitada não conseguiu cumprir as exigências, conforme o contrato. Nós decidimos rescindir o contrato com a empresa, porque observamos que a mesma estava prestando um servico de má qualidade. Eu não aceito uma empresa vim pra aqui e prestar um serviço de má qualidade. A empresa chegou com ônibus que não estão adequados. A primeira empresa, a gente desclassificou, a segunda empresa, a gente deu prazo para que se adequasse à situação do município e ao que exige o contrato. Esse prazo, a gente segurou o máximo que podia, mas o prazo que a prefeitura deu para a empresa cumprir foi até o final do mês passado e não cumpriu. Não podemos ficar a mercê de uma empresa que vem para o município para dar um ‘jeitinho’ ou fazer uma ‘jogadinha’ e prestar um serviço de má qualidade. Eu não vou dar jeitinho para empresa nenhuma. Eu falei que empresa não vai vim pra aqui para dar jeitinho. As empresas oportunistas se aproveitam dessa oportunidade para fazer ajustes, mas queremos que a empresa cumpra o que está no Edital e o que está no contrato”, pontuou.

Diante desse entrave, Luizinho salientou a necessidade de decisão tomada pelo Governo de Itagimirim realizar uma contratação emergencial por outra empresa em substituição a anterior, até que seja feita uma nova licitação para garantir a prestação do serviço de transporte escolar aos estudantes e educadores. O prefeito ainda ressaltou todos os esforços feitos pela atual gestão municipal para evitar que os alunos e profissionais da Educação não fiquem sem transporte escolar.

Ainda na questão da licitação do transporte escolar, o prefeito explicou o processo atual de contratação em comparação às gestões passadas.

“Para o transporte escolar, foi feita uma licitação para atender as linhas de transporte escolar no município, que não é mais como antigamente. Antigamente, a Prefeitura contratava o transporte escolar apenas com o aluguel do ônibus. Agora não, a gente aluga e paga por linha. Então, a prefeitura faz cálculo e paga por km rodado o ônibus com motorista e com combustível da empresa com toda essa exigência e especificações e cobrar das empresas para que possam cumprir com todos esses requisitos e um dos requisitos é a questão da qualidade do transporte escolar”, ratificou.

Diante desse impasse que impacta diretamente na vida dos munícipes, o prefeito Luizinho usou os microfones e a audiência da Estação FM 87,9 para pedir compreensão e paciência aos pais e alunos e garantiu intervir para buscar soluções à problemática do transporte escolar.

Contudo, Luizinho ressaltou que esta demanda será resolvida com a chegada de uma nova empresa e da disponibilização de novos ônibus previstos ainda nesta semana para garantir a prestação de serviço de transporte dos estudantes.

“Queremos que o transporte volte a funcionar de forma bacana”, afirmou Luizinho, que ressaltou os investimentos na Educação do município, a exemplo da reforma e requalificação de escolas municipais que possuem um padrão construtivo com ambientes e estrutura adequadas que beneficiam alunos, professores, equipes gestoras, toda comunidade escolar para a garantia da qualidade da Educação. “Oferecemos merenda escolar de qualidade, temos professores comprometidos com a Educação, as escolas estão reformadas e equipadas com novos equipamentos para transformar a qualidade da Educação de Itagimirim. A gente está fazendo o melhor para o povo e com o povo, porque Itagimirim merece e o povo merece”, arrematou.

Demais Ações do Governo

Coleta de lixo

Preocupado com a limpeza urbana na cidade, o prefeito Luizinho abordou sobre a importância da coleta de lixo na cidade em em sintonia com a educação, a sustentabilidade e a preservação ambiental, mas lembrou da necessidade de sanar a pendência com a empresa licitada para garantir a manutenção e a permanência desse serviço essencial no município, mesmo diante do cenário de dificuldades burocráticas e financeiras.

Reurb

Além disso, o prefeito Luizinho destacou a Reurb como uma das principais ações da atual gestão municipal que visa a reurbanização e a regularização fundiária de áreas, casas, locais e equipamentos públicos com registros de títulos de propriedade gratuitos em localidades do município, a exemplo do distrito de União Baiana, onde haverá a entrega dos documentos com a presença de um corregedor e de um desembargador em Itagimirim que deve se tornar cidade-modelo com essa iniciativa. Com a medida, o município e os munícipes terão seus títulos devidamente documentados, o que vai permitir a emissão de boletos e transação de imóveis comerciais e residenciais.

“Eu peguei uma cidade desorganizada. Há 60 anos, não existia regularização de casas em Itagimirim. Em União Baiana não existia, mas todas as casas de União Baiana serão registradas. Em toda a cidade, as casas serão regularizadas com os documentos para o pagamento dos impostos. Nós seremos a primeira cidade pioneira e referência com essa iniciativa”, endossou.

Esporte

Apesar do esforço e do empenho municipal, o prefeito Luizinho salientou que a iniciativa da Escolinha de Futebol será concretizada após a gestão sanar os problemas com a empresa licitada e contratada para oferecer materiais esportivos, a fim de estimular, incentivar e motivar os jovens atletas da cidade no presente e no futuro.

Sobre a escolinha de futebol, Luizinho esclarece que houve problemas com o fornecedor, que serão solucionados. “A gente quer fazer algo organizado. Assim que for resolvido será promovido um evento de entrega dos materiais esportivos. Esporte é prioridade no meu governo. Eu quero gerar para esses meninos a oportunidade que eu não tive”, garantiu.

Expectativa – O prefeito ressaltou a importância da urbanização da Rua Vilma Maria, que pode ser a primeira obra de urbanização com nova tendência de pavimentação revestida de concreto, adotada por cidades, a exemplo de Jequié, para Itagimirim avançar no sentido de oferecer a melhor infraestrutura.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *