Após decisão do México, Brasil estuda exigir visto de visitantes mexicanos

Após decisão do México, Brasil estuda exigir visto de visitantes mexicanos

- in Destaques
0
Share Button

México anunciou a suspensão do Acordo de Supressão de Vistos em Passaportes Comuns, assinado com o Brasil em 2000

mexicovcbzxO governo brasileiro estuda a possibilidade de cobrar visto para visitantes mexicanos, após decisão do México de passar a cobrar visto para brasileiros, a partir do mês que vem. O México anunciou na sexta-feira (26), a suspensão, a partir de 11 de dezembro e em caráter temporário, do Acordo de Supressão de Vistos em Passaportes Comuns, assinado com o Brasil em 23 de novembro de 2000.

De acordo com o governo mexicano, a medida foi tomada em razão do grande número de brasileiros que ou usavam o benefício para trabalhar no país sem permissão, ou cujo destino final era o ingresso ilegal nos Estados Unidos.

Em nota divulgada neste sábado (27), o governo brasileiro informou ter pedido às autoridades mexicanas que a medida tenha “vigência transitória e de curta duração e contribua para a redução do número de inadmissões”.

“O Brasil estudará a aplicação de reciprocidade proporcional à medida mexicana. Ao mesmo tempo, reitera seu interesse em continuar a dialogar com as autoridades mexicanas para coordenar ações de combate ao tráfico e contrabando de pessoas, cujas redes exploram grupos vulneráveis, inclusive crianças”, destaca a nota do Itamaraty.

Cidadãos brasileiros portadores de passaporte comum que cheguem ao país por via aérea como turistas ou a negócios, sem autorização para realizar atividades remuneradas no país, deverão solicitar às autoridades migratórias mexicanas, antes da viagem, autorização eletrônica para entrada naquele país, por meio de página eletrônica a ser disponibilizada.

Brasileiros que possuam visto ou autorização de residência válidos para Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão ou em qualquer dos países integrantes do espaço Schengen estarão dispensados do trâmite da autorização eletrônica.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *