Ford fecha duas fábricas na Índia após registrar prejuízo por 10 anos

Ford fecha duas fábricas na Índia após registrar prejuízo por 10 anos

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Fabricante continua seu plano de reestruturação após encerrar produção no Brasil em janeiro

fordjonjoApós encerrar a produção nacional em Camaçari, a  Ford continua seu plano de reestruturação global com o fechamento das fábricas de Sanand e Chennai, na Índia, até o primeiro semestre de 2022. Os complexos abasteciam todos os países vizinhos, além de nações no sudeste asiático e alguns mercados mais distantes.

Em Sanand, a Ford produz os modelos Ka , Ka Sedan e Ka Freestyle , que no mercado indiano atendem pelos nomes Figo, Aspire e Freestyle. Já a fábrica de Chennai é responsável pela produção dos modelos EcoSport e Endeavour , que é uma versão SUV da Ranger.

O fechamento das fábricas da Ford na Índia afeta diretamente o mercado argentino. Quando o EcoSport deixou de ser produzido em Camaçari (BA) no início de 2021, a Ford Argentina optou por continuar importando o SUV compacto da Índia. Agora que ele deixará de ser feito, este pode ser o fim definitivo do EcoSport na América Latina.

A Ford Argentina antecipa que continuará vendendo o EcoSport enquanto os estoques durarem. Logo, o SUV compacto deve ter seu fim em meados de 2023, dependendo do desempenho nas vendas.

Cerca de 4 mil trabalhadores serão dispensados no processo de fechamento das fábricas até 2022. Segundo a fabricante, os complexos estavam gerando perdas operacionais que superam R$ 10,5 bilhões nos últimos 10 anos.

Reestruturação global

A Ford pretende continuar na Índia vendendo modelos importados, assim como no Brasil. Uma alternativa seria trazer veículos da China, como o SUV Territory e o sedã compacto Escort .

Desde o início de sua reestruturação global em 2016, a Ford já fechou fábricas em Broadmeadows e Geelong (Austrália); Colônia e Saarlouis (Alemanha); Craiova (Romênia); Valência (Espanha); Blanquefort (França); São Bernardo do Campo, Camaçari e Horizonte (Brasil).

Há planos de encerrar as operações em Bridgend (País de Gales), Aquitaine (França), São Petersburgo (Rússia) e Kechnec (Eslováquia) nos próximos meses. Nem todos estes complexos produzem veículos. Alguns são designados para a fabricação de motores, transmissões e outros componentes.

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