Itagimirim: população se assusta com crescimento de casos pelo Coronavírus no município e cobra explicações da prefeita Devanir

Itagimirim: população se assusta com crescimento de casos pelo Coronavírus no município e cobra explicações da prefeita Devanir

- in Destaques
0
Share Button

Com quase 8 mil habitantes, o município de Itagimirim chama atenção da população pelo aumento do número de casos confirmados da Covid-19: seis pessoas infectadas testaram positivo. O número de casos registrados na cidade preocupa os munícipes que exigem da atual gestão municipal da prefeita Devanir dos Santos Brillantino e dos órgãos de saúde informações oficiais sobre a situação da doença, bem como a adoção de medidas mais rígidas no combate e enfrentamento ao risco de contágio pelo Coronavírus.

Ocorre que, nos últimos dias, chegou ao conhecimento dos munícipes que seis casos confirmados de contaminação pela Covid-19 foram registrados na cidade, sendo que os pacientes infectados encontram-se em isolamento e as pessoas que tiveram contato com eles estão sendo monitoradas. Mas, não se sabe, se essa transmissão pelo Coronavírus foi comunitária ou importada diante da real situação da Covid-19 em toda a cidade, o que é muito grave e preocupante.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Itagimirim “confirmou nesta segunda-feira (29), mais 4 diagnósticos positivos para Covid-19, elevando para 6 o número de casos no município. Os pacientes tinham sido submetidos a análises para detecção da doença após apresentarem sintomas e os diagnósticos positivos foram constatados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN)”. A nota informa que “esses novos casos referem-se aos 4 pacientes que tiveram amostras coletadas para testes de PCR e trata-se de uma mulher e uma criança, sendo esposa e filha de um homem que trabalha no ramo de transporte de eucalipto, que também testou positivo. Segundo diz a nota, o caso do homem, no entanto, foi notificado como sendo de Eunápolis, apesar de o mesmo ser morador de Itagimirim”.

As informações dos casos confirmados repassadas pela Prefeitura, em nota, geraram pelas redes sociais dúvidas e questionamentos da população que cobra esclarecimentos por parte do Executivo Municipal.

“Foi dito que foram feitos testes com os familiares do primeiro caso positivo e todos deram negativos. Como você nos explica isso? Uma vez que vc diz que esse segundo caso foi de uma pessoa da família do primeiro caso!”, questionou Juliana Lima a dúvida reforçada por Milena Monteiro, outra moradora da cidade, que demonstra apreensão diante da situação.

“Eu li várias vezes, mas ainda estou confusa com essas notificações. Um paciente testou Covid e familiares que fizeram o teste deu negativo na primeira publicação. Já na segunda notificação, paciente da mesma família testou Covid (positivo), então com certeza muitos estão nessa mesma dúvida q eu, como é possível isso? Se fez num dia de familiares desse mesmo q na notificação diz já está curado e os mesmos deu negativo, como que já tem outra notificação afirmando q por teste rápido outro familiar deu positivo? Estou confusa”, disse Milena.

Risco

O surto da doença causada pelo Coronavírus começou a se alastrar pelo município onde coloca em alerta as autoridades municipais e de saúde e sanitárias de prontidão e causa forte impacto econômico e social.

A expectativa do surgimento de uma pandemia causada pelo vírus letal e incontrolável em todo o Brasil, e tem gerado intensa preocupação e insegurança no meio da população diante de uma ameaça epidemiológica capaz de atingir dezenas e centenas de pessoas e causar mortes. O medo da doença já pode ser sentido pelos munícipes da cidade que declaram situação de risco iminente de contágio, transmissão e proliferação da Covid-19, uma vez que as informações apontam que o município já registra seis casos confirmados.

“O que era apenas uma ameaça, agora, virou realidade e os gestores não sabem lidar com a realidade”, criticou Manoel Barbosa, morador da cidade.

Preocupação

Cabe ressaltar, que segundo a população o governo municipal não apresenta os protocolos que estão sendo utilizados, tornando a situação ainda mais difícil e perigosa para a população e seus familiares e amigos que residem nas comunidades, sendo público e notório que esse tipo de dificuldade para estabelecer o distanciamento e isolamento social favorece o contágio pela Covid-19.

Na tentativa frustrada de explicar a real situação de pandemia pelo Coronavírus na cidade após pressão popular, a prefeita Devanir dos Santos Brillantino e o secretário municipal de Saúde, Leopoldo Lacerda, “bateram cabeça” em entrevista à uma rádio local nesta segunda-feira (29),  no momento em que o titular da pasta da saúde declarou que a culpa pelo aumento considerável do número de casos no município é da população e foi mais além ao utilizar o termo pejorativo “espírito de porco” para se referir a munícipes da cidade, que silenciou a gestora diante da ‘pérola’ protagonizada pelo secretário que, na ocasião, adotou um discurso distante da expectativa do que os cidadãos esperavam ouvir.

As declarações proferidas pela chefe do Executivo Municipal e pelo secretário de Saúde do município foram bastante criticadas pelos munícipes através das redes sociais.

Descaso

Como todos sabem, a pandemia da Covid-19 avança de forma dramática em todo o país,  notadamente, na cidade onde o risco de contaminação tem se revelado, inclusive, graças a falta de políticas públicas de saúde pelo atual governo municipal voltadas para o cuidado e o tratamento à saúde dos pacientes confirmados e suspeitos, bem como para conter o risco de infecção pelo vírus.

Responsabilidade

Neste sentido, a população cobra informações por parte da atual gestora sobre a situação dos casos de Covid-19 na cidade e, ao mesmo tempo, solicita também informações sobre quais medidas estão sendo adotadas na prevenção e combate contra o contágio pelo Coronavírus.

Embora se perceba uma reação tímida das autoridades municipais, com base nas orientações e recomendações dos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o problema é seríssimo e exige reforço das barreiras de controle e aumento da vigilância, enfatizando a necessidade de a população evitar aglomeração, em cumprimento e obediência as orientações de isolamento e distanciamento social, além dos cuidados de prevenção, como o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel, fundamentais para impedir o crescimento acelerado dos casos de Covid-19.

Os principais sintomas da Covid-19 são febre alta, dores no corpo, tosse e falta de ar. Nos casos mais leves, ela se assemelha a um resfriado, mas, nos mais graves, a doença leva à pneumonia e à insuficiência respiratória aguda, causando óbito.

Veja as declarações dos munícipes pelas redes sociais sobre os casos registrados de Coronavírus no município:

 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *