O ex-presidente do Uruguai, aos 88 anos, revelou a situação de sua saúde, durante coletiva de imprensa na manhã de hoje (29)
José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai de 88 anos, anunciou hoje que foi diagnosticado com um tumor no esôfago. Após deixar a Presidência em 2015, ele permanece como uma figura proeminente da esquerda na América Latina.
Mujica divulgou a notícia durante uma coletiva de imprensa na presença de ativistas, revelando que o diagnóstico surgiu durante exames de rotina realizados na semana passada.
Apesar de sua habitual resiliência, ele reconheceu a gravidade de sua condição de saúde, destacando que, devido a uma doença imunológica de longa data que afeta seus rins, opções como quimioterapia ou cirurgia são consideradas improváveis.
Mujica compartilhou suas reflexões sobre a fragilidade da vida, mencionando encontros anteriores com a morte e expressando uma atitude serena diante do futuro incerto. Ele afirmou sua intenção de continuar engajado em atividades políticas e em sua paixão pela agricultura, enquanto enfrenta este desafio.
“Mais de uma vez a morte rondou minha cama, mas eu fui protegido. Desta vez parece que ela vem com a foice em punho”, disse Mujica sentado em frente a bandeiras do MPP (Movimento Participação Popular), que lidera. “Veremos o que acontece.”
“Enquanto puder, seguirei militando e entretido com minhas verduras”, seguiu ele, que se dedica à agricultura em sua casa.
Contata pelo jornal local El País, sua médica pessoal, Raquel Pannone, afirmou que não há nenhum detalhe que possa ser compartilhado sobre o quadro de saúde ou sobre as eventuais linhas de tratamento dado que o diagnóstico do tumor é muito recente.